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Pense Bíblia

Conheça um pouco da nossa proposta

Pense Bíblia é um projeto online com o intuito de instruir nos conceitos bíblicos fundamentais de uma vida cristã genuína, e agregar na formação de cristãos maduros biblicamente. Cl 1.28

O objetivo é transmitir uma boa teologia aplicada no dia a dia de forma simples e contundente, alinhada a uma cosmovisão cristã e prática das verdades bíblicas. At 17.28

Cremos que a bíblia é suficiente para lidar com o ser humano como um todo (2Tm 3.16,17), assim como ela também é inspirada por Deus e nos revela o Senhor e Salvador Jesus Cristo (Fp 2.9,11). Disso nunca abriremos mão!

Nosso alvo, com a graça de Cristo, é, não só alcançar a juventude brasileira com o evangelho de Cristo, mas também, impactá-los através da Palavra de Deus e confrontá-los a serem cristãos maduros, íntegros e conhecedores da bíblia! Mt 28.18-20; 2Tm 2.15

Nosso versículo base:

“Destruímos argumentos e toda pretenção que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” 2Coríntios 10.5

Olhe para o mundo aos olhos da bíblia, pense certo, pense bíblia!

Declaração de Fé Pense Bíblia

Bibliologia

Cremos na bíblia como palavra inspirada por Deus e escrita por homens, única e somente utilizada como base para o cristianismo, tendo sido organizada pelos pais da igreja na formação do Cânon, sempre com a supervisão do Espírito Santo. Pelo fato de ser inspirada, todo seu conteúdo é inerrante (Jo 10.35, 17.17) e totalmente infalível (Mt 5.18; Tt 1.2), a qual é por inteira útil para o ensino e confrontação do coração humano (2Tm 3.16). Trazendo em si a revelação específica de conteúdo redentor (Jo 1.18; 14.9; Cl 1.15) do único Deus Salvador e Redentor Jesus Cristo.

Trindade

Cremos no Deus único e verdadeiro, porém Triuno. Isso consiste no fato de Deus ser um ser em três pessoas distintas entre si, Pai, Filho e Espírito. Contudo, são igualmente um em essência e substância (Dt 6.4; Tg 2.19) digno de ser adorado como Deus, tanto o Pai (Ef1.3) Filho (1Jo 5.20) e o Espírito (At 5.3-4). Ambos iguais em poder e autoridade, porém com tarefas distintas, o Filho é eternamente gerado pelo Pai (Jo 1.14,18) e a ele se sujeita (Jo 5.19), o Espírito procede do Pai (Jo 14.16), mas é enviado pelo Pai e pelo Filho (Jo 15.26).

Teontologia

Cremos no Deus Triuno e Santo. Sendo também um ser pessoal composto por intelecto, emoções e vontade (Êx 4.14; Rm8.28; Ef 1.8-9), dotado de diversos atributos divinos como sua autoexistência, eternidade, imutabilidade e demais atributos. Deus pelo qual temos revelação por meio de sua palavra, a bíblia sagrada. Deus que por meio, e pelo qual, tudo foi criado (Gn 1.1) por intermédio de sua palavra, que também sustenta todas as coisas (Gn 1.3). Não só as sustenta como também as provém (At 14.17), por meio de sua previdência de acordo com o beneplácito de sua vontade (Ef 1.11).

Cristologia

Cremos em Cristo Jesus como Deus que desceu a terra se tornando homem (Fp 2.5-8). Como ser humano nascido de uma virgem (Mt 1.18,23; Rm 9.5; Gl 4.4), cresceu e se desenvolveu naturalmente como ser humano (Lc 2.40,52), porém tendo a mesma natureza divina (Mc 2.5-11; Jo 10.28; 17.1-2; Mt 18.20; Jo 1.48). Com o objetivo de morrer pelos seus, se tornando um sacrifício pelo pecado (1Co 5.7) de forma expiatória (Gl 3.13), propiciatória (1Jo 2.2; 4.10), redentora (Mt 20.28) e substitutiva (1Pe 2.24). Ressuscitou ao terceiro dia (Mt 28.5-7; Mc 16.6) e está sentado à direita de Deus Pai (Hb 1.3-4; Cl 3.1) ministrando em sacerdócio pela sua igreja (Hb 4.14-16), sendo soberano sobre a igreja e todo o universo (Ef 1.20-23), sustentando toda a criação (Cl 1.17) e breve voltará (At 2.34-35).

Pneumatologia

Cremos no Santo Espírito de Deus como a terceira pessoa da trindade. Sua divindade é evidente nas escrituras (At 5.3-4; 2Co 3.17) tendo os mesmos atributos divinos como a eternidade (Hb 9.14), onipresença (Sl 139.7-10), onipotência (Lc 1.35) e onisciência (1Co 2.10-11). Tendo sua participação na criação (Gn 1.2), na transmissão de vida (Rm 8.11) e na autoria da profecia divina (2Pe 1.20-21). Sua obra nos crentes consiste em: regeneração (Jo 1.12), o batismo (inserção da pessoa no corpo místico de Cristo, 1Co12.12-13), habitação (At 19.1-2), sua atuação como um selo de propriedade de Deus (Ef 1.13-14), o controle sobre a vida do crente (At 6.3), e o conjunto de virtudes que Ele produz no crente (Gl 5.22).

Soteriologia

Cremos na salvação daqueles que de antemão foram escolhidos por Deus para serem salvos de acordo com a sua vontade (Rm 9.14-24; 11.3-8), e também predestinados para o serem filhos de Deus (Rm 8.29-30). Os quais são livres da condenação (Gl 3.13; Gl 4.5-6), sendo justificados da culpa do pecado (At 13.38-39), tendo a reconciliação com Deus em Cristo (Jo 3.36; Rm 5.9-11), sendo regenerados por Cristo (Jo 3.3-6; 1Jo 3.9), separados por Deus para seu uso (santificados) no momento da conversão (1Co 6.11) para uma vida de santificação até a glorificação (Rm 6.19,22; Hb 12.14), glorificação esta, que diz respeito a consumação da salvação do eleito (Rm 8.17-18; 1Pe 5.4) sendo enfim totalmente livre do pecado (Cl 3.4; 1Jo 3.2). Todo esse processo é garantido sem exceção pelo próprio Deus (Rm 8.29-30) tendo o Espírito Santo como selo, marca e penhor da herança eterna (Ef 1.13-14).

Antropologia

Cremos no homem como criação de Deus feito a partir do pó da terra (Gn 2.7) sendo a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27) constituído por corpo (Rm 8.10; 2Co 5.4), alma (Mt 26.38; 2Pe 2.8) e espírito (Zc 12.1; 1Ts 5.23). Tendo sido criado com o propósito maior da glorificação e deleito no Senhor (Rm 11.36; Sl 73.24-26). Por conta da condição decaída, o homem se encontra em um estado corrompido pelo pecado (Rm 3.10-12), porém a obra salvadora de Cristo consiste transformar o caráter semelhante ao de Deus em seus filhos (Rm 8.29; 1Jo 3.2).

Hamartiologia

Cremos na existência do pecado como uma separação de Deus, voltando os olhos dos homens para si mesmo, sendo refletido em seu coração e atos como uma expressão de egoísmo e orgulho (Is 59.2). Uma consequência de um ato de desobediência por parte de Adão, sendo este imputado em todos os seres humanos (Rm 3.23; 5.12-19) e os colocando sob a condenação divina (Rm 5.16,18), e também levando toda a criação a queda (Gn 3.17-19). Tendo por consequência a ira de Deus (Jo 3.36), a morte física e espiritual (Gn 2.17; 3.19; Rm 6.23).

Satanás e seus demônios

Cremos na existência de Satanás e seus demônios e também da sua obra e influência nesse mundo. Como criatura de Deus, perfeita e santa (Ez 28.12,15) possuía uma alta posição diante de Deus (Ez 28.14), se ensoberbeceu (Ez 28.15-17 e 1Tm 3.6) e caiu levando consigo diversos outros anjos, sendo líder deles (Mt 12.24). Sua obra consiste em tentar (Mt 4.1-11; 1Tm 3.6-7), confundir, enganar (2Co 11.3, 13-15; Ap 20.3) e por fim destruir (1Pe 5.8; Ap 12.17).

Angelologia

Cremos na existência dos anjos como criaturas de Deus, segundo o seu propósito. Os anjos são seres espirituais criados perfeitos (Jó 38.7; Cl 1.16), e pessoais (2Sm 14.20; Ez 28.16-17) porém alguns se tornaram maus (2Pe 2.4; Jd 6). São seres de diferentes categorias (Dn 10.13; Lc 1.19; 1Ts4.16) e de extremo poder (2Sm 24.17; Ap 20.1-3). Sua finalidade consiste primeiro na glorificação de Deus por meio do ministério de louvor e adoração ao Senhor (Sl 103.20; Is 6.2), e serviço de forma atuante na história da salvação, instruindo e guiando os homens (Mt 1.20; At 10.3-5), aplicando o juízo divino contra os maus (Gn 19.13; Ap 20.1-3). Sua principal tarefa no mundo é ministrar aos crentes (Hb 1.14).

Eclesiologia

Cremos na igreja como uma comunidade dos crentes em Cristo (Ef 1.1), formada por pessoas santificadas por Cristo (1Co 1.2). Comprada, fundada, protegida, edificada e dirigida por Cristo (Mt 16.18; At 20.28). Tendo o objetivo de suas reuniões: cultuar o Deus Triuno (At 13.1-2), sustentar com firmeza a verdade revelada (1Tm 3.15), seguindo as ordenanças do Senhor, a saber, o batismo e a ceia, tendo uma calorosa comunhão em amor e edificação pura entre os irmãos (At 2.42-47) com a finalidade de proclamar a glória do Senhor (Ef 3.21) e também a mensagem da salvação (1Pe 2.9).

Escatologia

Cremos na volta iminente de Cristo assim como prometido nas escrituras (At 1.10-11), na qual Deus reinará absoluto e será tudo em todos (1Co 15.28). Esse processo se dará com o arrebatamento da igreja de Cristo (1Ts 4.13-18), com a grande tribulação ou septuagésima semana (Jr 30.7; Dn 9.27; Mt 24.4-30) com a finalidade de castigar a humanidade por seus pecados, e logo após a volta física de Cristo para estabelecer seu reinado neste mundo (Mt 24.30; At 1.11; Ap 1.7), no qual os judeus serão restaurados e poderão desfrutar do reinado de Cristo (Zc 12.9-13; Rm 11.25-27) por fim, as nações serão reunidas para o julgamento final (Mt  24.36-41; 25.31-34,41) se prostrando diante de Cristo.

 

Bibliografia

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ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática. Vida Nova. São Paulo. 2015

CULVER, Robert D. Teologia Sistemática: Bíblica e Histórica. Shedd Publicações. São Paulo. 2012